sábado, 25 de junho de 2011

Lições Preliminares de Desenho

Hoje, entre outras coisas, me dediquei a imersão no estudo de alguns livros sobre história da arte, desenho e pintura. Semana que vem começarei um curso de Artes Plásticas e darei início a uma jornada mais do que desejada e esperada, mas que tanto foi adiada pelos mais diferentes porques que a vida foi traçando. Criei o blog pensando nas possibilidades de construir e organizar os meus estudos, perspectivas e investigações sobre artes plásticas e suas nuances. Neste primeiro Post achei que seria interessante escrever sobre um livro que encontrei em casa chamado: Caderno de Desenho. O livro foi organizado por diferentes artistas, dentre eles, Julia Amaral, artista plástica formada pela UDESC, (Universidade Estadual de Santa Catarina). A ideia do livro é muito interessante. Trata-se de recortes de variados trabalhos artísticos que abordam o desenho contemporâneo a partir do processo de pesquisa sobre a produção dos artistas Carlos Asp, Fernando Lindote, Julia Amaral, José Antônio Lacerda, Raquel Stolf e Yiftah Peled. Entre outras coisas, o livro traz à tona ao público, aqueles desenhos que os artistas normalmente não costumam mostrar, como desenhos de rascunho, estudos e anotações soltas em papéis diversos.Dentre os recortes, encontrei uma parte que mostra o processo de desenho por meio de figuras que falam por si só. Três lições em desenhos para lá de criativos.

A primeira Lição:

DESENHANDO COM O LADO DIREITO DO CÉREBRO:
“Lição de desenho”, Diego Rayck, 2009, nanquim sobre papel 

 Os desenhos seguem a surpreender e revelam situações concretas e dicas de exercícios sobre o processo criativo do qual todo artista precisa passar. O lado direito de nosso cérebro, segundo, neurocientistas, é responsável pela parte da perspectiva não verbal, mas intuitiva, global, que produz a compreensão de uma forma mais instantânea. Em suma, é o lado criativo do cérebro.Nesse sentido, desenhar com o lado direito do cérebro, significa desenvolver potencialidades desconhecidas da nossa mente, aprimorar o lado sensorial, a intuição e enxergar de uma forma criativa e global.

Fico por aqui hoje.  :-)
e um até breve.




6 comentários:

  1. Parabéns por esta nova iniciativa. Esta garota é demais! Beijos grandes.

    ResponderExcluir
  2. Adorei flor! total apoio! vamos juntas no caminho da arte..vou fazer um blog em breve pra expor minhas obras tb. Bjo grande e saudade

    ResponderExcluir
  3. já estou por aqui.
    boa sorte com o blog.

    ResponderExcluir
  4. Uau, bem interessante a proposta do blog. Estou ansiosa por novos posts. :)
    bjs,
    @alineaz

    ResponderExcluir
  5. Olá amigos! :)
    Que bom ver vocês por aqui.
    Obrigada pelos recados. Todos são muito bem-vindos. Fico feliz pelo retorno mesmo. Penso que no começo as coisas parecem ser mais complicadas do que realmente são. Enfim, o que importa mesmo é que depois de engatar a 1ª, a coisa toma o rumo por si só.
    Voltem sempre.
    Estarei sempre a procura de coisas bacanas para compartilhar.
    Beijos e abraços! ;*

    ResponderExcluir